sábado, 15 de janeiro de 2011

Orientações pré-embarque

 A agência CONCEPT pela qual farei o intercâmbio para Irlanda me enviou orientações pré - embarque e vou compartilhar com vocês.









ORIENTAÇÃO DE PRÉ - EMBARQUE


Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seguinte check list: 
  • Passaporte válido por, pelo menos, mais 6 meses após o termino da sua permanência inicial no pais de destino;
  • Visto de entrada para o país de destino, caso seja necessário.
  • Autorização de viagem para menores desacompanhados, caso seja necessário.
  • Vacinas: alguns paises exigem atestado internacional para certas vacinas, como a febre amarela.
  • Cópia da carta de confirmação do curso ou programa no exterior, detalhes da acomodação, voucher da CONCEPT e telefones de emergência da instituição no exterior ou da acomodação;
  • Comprovante e telefones de emergência da assistência medica internacional;
  • Passagem aérea, com vôos confirmados de ida e volta e telefone de contato da empresa aérea;
  • Copias das primeiras duas paginas do seu passaporte, do visto e da passagem área. Em caso de extravio, a solicitação de uma segunda via fica mais fácil.
  • Bagagem: não exagere na bagagem. As empresas aéreas limitam em apenas 01 volume (02 volumes para a maioria dos vôos internacionais) de até 32kg por pessoa, mais 01 bagagem de mão de até 5kg. O que passar disso será cobrado uma taxa de excesso de bagagem. Não esqueça também de identificar sua bagagem com o seu nome, telefone e endereço do destino, alem de algo que a diferencia das outras bagagens, como uma fita colorida;
  • Leve dinheiro para despesas pessoais na moeda do país de destino. Caso isso não seja possível, recomendamos levar dólares americanos, cartões de débito automático (VTM, por exemplo) ou cheques de viagens (Travel Check) e fazer o cambio ao chegar no país de destino. Procure também levar cartões de créditos e/ou cartões de debito, para emergências.
Embarque Internacional
Os passageiros devem se apresentar no aeroporto para embarque 2 horas antes do vôo para o trecho domestico (Salvador/São Paulo) e 3 horas antes da saída da aeronave para o embarque internacional a partir do aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Cada passageiro tem direito a duas malas, pesando no máximo 32 kgs cada uma (não é permitido exceder em uma para diminuir na outra) e mais uma mala de mão, pesando no máximo 5 kg. Deixe fora da mala as máquinas fotográficas e filmadoras para serem registradas na saída do Brasil.
Excesso de bagagem: A taxa cobrada é de 1% a 2% da tarifa básica, por quilo.
No ato do despacho, a empresa aérea deve entregar ao passageiro o comprovante correspondente à bagagem embarcada, com indicação dos pontos de partida e destino e número da etiqueta de bagagem.
Itens transportados gratuitamente: Bolsa de mão, maleta ou equipamento que possam ser acomodados sob o assento do passageiro ou em compartimento próprio da aeronave, com peso máximo de 5 quilos e dimensão total não excedendo a 115 centímetros. Porém a norma não se aplica a crianças ou infantes (que pagam 10% da tarifa)
Bagagem danificada, extraviada ou violada: Em caso de danos ou sinais de violação, a bagagem deve ser retirada da esteira do aeroporto pelo passageiro, que precisa comunicar o problema imediatamente à companhia aérea. Será preenchido um relatório contendo os detalhes sobre os danos causados. A empresa aérea será responsabilizada e deverá pagar indenização ou reparo da bagagem. Em caso de extravio, o passageiro deverá comunicar o problema antes de deixar a área de entrega das bagagens. A empresa aérea tratará localizar a bagagem e se não obtiver êxito, indenizará o passageiro.
Nós aconselhamos que todos os viajantes coloquem o protect bag na bagagem para evitar que alguém abra a mala de vocês e pegue alguma coisa ou coloque algo dentro dela além de evitar que as mesmas sejam danificadas.

Aeroporto
Re-confirme o vôo de ida ou volta 24 horas antes do horário previsto para o embarque
Chegue ao aeroporto com antecedência
Nunca deixe bagagem desacompanhada
No aeroporto, não aceite pedidos para levar encomendas

Dinheiro
O cartão de crédito é o seu segundo passaporte.
Evite carregar notas de valores altos. Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar

Arrumando as malas
Preparamos algumas dicas para lhe ajudar na hora de organizar suas malas. São formas de ajeitar as suas roupas para que você possa levar tudo o que precisa, com menos volume. É só conferir:
- Em viagens de lazer, costuma-se levar poucas roupas e de preferência práticas, esportivas e confortáveis. Não tenha medo de repetir roupas.
- Leve um agasalho mais quente, cachecol, gorro, para se precaver caso haja uma mudança repentina de temperatura.
- Leve sapatos confortáveis, os mais macios possíveis, de preferência tênis e um sapato mais social, caso haja algum passeio à noite.
- Roupas sempre confortáveis.
- É sempre bom levar umas duas peças de roupa na bagagem de mão, pois caso aconteça qualquer extravio de bagagem você terá algo para suprir suas necessidades até que a bagagem seja localizada.
- Você pode fazer um kit com remédios que costuma usar aqui no Brasil e levar na bagagem que será despachada, se levar qualquer medicamento controlado ou manipulado, deverá levar junto com você a prescrição médica escrita no idioma local do país, ok? (neste caso inglês)
- Os líquidos na bagagem de mão devem ser armazenados em recipientes plásticos individuais (freezer bag type) com capacidade máxima de 100 ml (3,4 oz.) cada. Todos os líquidos, géis e aerossóis em recipientes com mais de 100 ml devem ser embalados e despachados na sua bagagem no check-in. Em vôos para Londres, essa capacidade máxima (100 ml) é reduzida para apenas 50 ml.

Os recipientes devem ser embalados em uma bolsa plástica transparente, com fecho hermético na parte superior, que não exceda 20 cm x 20 cm (8 pol. x 8 pol.) ou o equivalente à capacidade de um litro por passageiro.

Os itens devem ser confortavelmente distribuídos no saco, permitindo que ele seja totalmente fechado e enviado para inspeção separadamente da outra bagagem de mão.
Evite levar perfumes, shampoos, desodorantes, etc na bagagem de mão. Coloque todos estes produtos na bagagem de embarque.

Moeda e Câmbio
Não é aconselhável que você ande com todo o seu dinheiro no bolso. Procure guardá-lo no cofre do hotel. Procure levar cartões VTM ou Traveller’s Check. Todos os bancos têm departamento de câmbio e farão a conversão na hora. Os cartões de crédito internacionais são bem aceitos.

Compras no Exterior
O limite de isenção de imposto para comprar no exterior foi fixado em 500 dólares por pessoa para quaisquer objetos. Menores desacompanhados, com idade acima de 10 anos, têm direito a isenção. Além da isenção de 500 dólares para compras no exterior, o viajante poderá adquirir 500 dólares nas lojas francas (Free Shops) dos aeroportos brasileiros. Se a cota relativa às compras no exterior não for utilizada integralmente, esta não poderá ser somada à cota de compras no Free Shop.

Telefone
Para ligações a cobrar para o Brasil, é só discar 18004636656 e uma pessoa da Embratel, falando em português, o atenderá para completar a ligação.
Evite fazer ligações da casa de família mesmo que esteja ligando à cobrar ou com cartão de telefone internacional a não ser que seja uma emergência, desta forma, converse com uma pessoa da casa, peça para que ela faça a ligação e informe que estará usando o cartão. Ok?

Seguro de Viagem
Você receberá um envelope do GTA que consta uma apólice, 1 cartão de bolso para levar sempre com você na carteira, 2 etiquetas de bagagem para identificar suas malas e um e-voucher com um resumo de todos os seus benefícios.
Sempre que você precisar usar o seguro é necessário que ligue antes à cobrar para a central de atendimento 24 (o telefone está no verso do cartão). A central fica em São Paulo, todo o atendimento é em português e você precisa se identificar com nome completo, numero do voucher e CPF. Neste contato, informará o que aconteceu, onde você está e eles irão de dar todas as orientações necessárias. Ok? Nunca deixe de ligar antes, caso contrário você terá que pagar o atendimento médico para depois ser reembolsado no Brasil. Se você ligar antes eles encaminharão você para um hospital ou clinica conveniado à seguradora e você receberá todo o atendimento necessário. O seguro pagará a fatura do hospital até o limite de cobertura da opção do seguro escolhido por você. Lembre-se que é um seguro para emergências, ok?

Primeiro dia de aula
Suas aulas começam às 09:00, você deverá chegar no primeiro dia às 08:30 e se apresentar na recepção, eles irão aplicar um teste de nivelamento oral e outro escrito para saber qual o seu nível de inglês e em qual turma você ficará e lhe dará informações gerais sobre a escola, métodos de avaliação, instalações e dicas da cidade. Qualquer dúvida aproveite para perguntar neste momento. Não tenha medo ou vergonha!

Chegada à família anfitriã ( para quem for ficar em casa de familia)
*Eu ficarei em residência estudantil por 2 semanas e após isso dividirei apartamento com colegas de curso. O custo de 2 semanas é respectivo ao aluguel de 1 mês e o custo de 1 mês de casa de familia corresponde a 4 meses de aluguel.
A família sabe o horário que estará chegando, pois a escola já os informou. Eles lhe levarão até o seu quarto, lhe falarão sobre os horários das refeições e demais informações sobre lavagem de roupa (se houver maquina de lavar na casa e, se eles permitirem que vc a use), caso contrário pergunte onde é a lavanderia (laundry) mais próxima, eles te orientarão como pegar transporte para chegar até a escola e sobre valores de transporte. Se não entender as informações, solicite que a expliquem melhor, mais devagar, não tenha vergonha. Qualquer dúvida sempre pergunte! Sempre usando, por favor (could please, or please)!

Dicas diversas
Tenha sempre à mão o nome, o endereço e o telefone de um membro da casa de família que você estará hospedada, caso se perca, fica mais fácil para fazer um contato. Deixe uma copia do seu passaporte e visto em casa.

Faltam 11 dias. Sim, estou ansiosa... rs rs

"A ansiedade dos dias de hoje é resultante da constante busca pelo que é perene onde tudo parece ser perecível e fútil."
Berg Brandt

2 comentários:

  1. Oi Aline! Qto tempo! Eu dei uma sumidinha, estou precisando colcoar minhas leituras em dia!

    Tá chegando o dia do seu embarque hein?! Q frio na barriga, posso imaginar! Pra mim ainda falta pouquinho mais de um mês....

    Ai ai, to tão preocupada com essas mudanças de regras de imigração, cada hora vejo uma coisa nova... Não sei como fazer para ter certeza de tudo o que eu preciso para n ter problemas!

    E vc, tudo pronto??

    Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Andressa,
    Tudo pronto, na segunda pegarei a documentação que falta.
    Muita mudança... Assim que chegar lá faço um post de coo foi o impacto, mas o de visto irá demorar por causa da burocracia mesmo...
    A mudança maior será em abril por causa do valor de abertura de conta ( q não sei se é verdadeiro, sei pqlo q leio) e em relação ao seguro saúde que parece que o governamental é obrigatorio desde janeiro de 2011.
    BEIJOSSSS

    ResponderExcluir

Adoro ler opiniões do que escrevo e tenha certeza que este seu registro é de grande valia para mim. Obrigada.