Dicas

VISTO  

Para pousar na Irlanda, não é necessário tirar nenhum visto prévio, é chegar no país, e entrar pois o Brasil é listado como Schedule 1, que não necessita de visto.
Ao todo são 4 tipos de visto que se aplicam aos brasileiros:
Turista
Você pode entrar no país apenas com seu passaporte, assim como em qualquer outro país da Europa.
Com o visto de turista você pode ficar no máximo 90 dias ou então o período que o fiscal da imigração colocar no seu passaporte.
Estudante
Para cursos com 6 meses de duração (ou seja, 6 meses de aulas) ou mais, é permitido ao estudante trabalhar 20h durante as aulas e 40h no período de férias. Ao final do processo você receberá a carteirinha do GNIB.
Para ter direito ao visto de estudante, é preciso cumprir algumas regras:
  • Estar matriculado em uma escola com a carga mínima semanal de 15h/aula por semana
  • Ter conhecimento para acompanhar o curso (ex: inglês para aqueles que vão fazer algum curso profissionalizante, faculdade, etc.)
  • Ter seguro médico privado válido no país
  • 1000 euros para as despesas iniciais
Na chegada o estudante deverá apresentar ao fiscal da imigração
  • Passaporte com pelo menos 1 ano de validade
  • Carta da escola (matrícula, normalmente scanneada e enviada ao aluno)
  • Carta de acomodação (host family, hotel, albergue ou carta convite)
  • Seguro saúde válido na Irlanda
  • Pelo menos 1000 euros em espécie
Depois de passar pela imigração, você receberá um carimbo (visto) válido por um mês, tempo para você ir até a Garda, e tirar seu GNIB (visto definitivo – duração total do curso).
GNIB é GARDA NATIONAL IMMIGRATION BUREAU. É o cartão da imigração que prova que você está legal na Irlanda. Tem informações do seu passaporte e do seu visto. Não substitui o passaporte em nenhum momento.
Ao passar pela imigração na chegada do país você pega um visto de 1 mês. Durante o seu primeiro mês você terá que ir até o escritório da imigração para tirar o visto definitivo (de 6 meses ou um ano dependendo do curso comprado). O custo de visto é de €150 ( cento e cinquenta euros), pode ser pago com cartão de crédito / débito ou em boleto bancário.
Pagando no cartão, retira-se o visto e o GNIB no mesmo dia. Pagando com Boleto Bancário, poderá retirar o GNIB em uma semana após o pagamento.

Endereço:
13-14 Burgh Quay
Dublin 2

Horário de funcionamento:
Segunda a quinta-feira das 9:30 às 22:00
Sexta-feira das 9:30 às 16:00

Custo: 150 euros

Forma de pagamento: Cartão de débito, crédito ou boleto bancário.
 

Cidadão - Irlândes 'bancarizado'




Ao chegar na Irlanda, seguindo todos os primeiros passos, desde primeiro dia de aula, passando por PPS, aluguel de casa e GNIB, podemos dizer que nada disso seria possível se você não tivesse aberto a sua conta bancária.
Para abrir a conta no banco leve:
  • Passaporte
  • Bank Account Letter (aquela que você pegou no primeiro dia de aula)
  • Pelo menos 1000 euros para depósito
Vá até o banco / agência indicada pela sua escola na Bank Account Letter. Não necessariamente você precisa abrir a conta onde a escola indica, vale validar nas escola. De qualquer forma, se você não estiver feliz com o banco, não custa nada nem para abrir, nem para fechar, nem para manter uma conta corrente na Irlanda.
Algumas agências bancárias tem diversos guichês de atendimento pessoal, se informe antes de embarcar em uma fila, as vezes elas se parecem com as do Brasil, demoram muito.
Você precisará apresentar o passaporte, preencher um formulário e entregar o dinheiro para depósito. No mesmo momento lhe darão o número da conta e a senha. Se informe a respeito do tipo de cartão que você poderá obter sem custo:
  • Debit Card / Bank Card / Check Card – Possuem uma bandeira (como Visa, Mastercard, American Express) e possibilitam saques e compras
  • Laser Card – Não possuem bandeira e permite apenas saque em caixas eletrônicos conveniados.
Em até 10 dias úteis o seu cartão chegará a sua casa e você poderá sacar os 1000 euros.
Para obter o visto você precisará de um extrato da sua conta no valor de 1000 euros, entretanto você só poderá solicitar o extrato no dia seguinte à abertura da conta. O extrato deve ser solicitado na boca do caixa e tomará até cinco dias úteis para chegar à sua casa.

Fonte: http://www.e-dublin.com.br/ e adaptaptações.
 

PPS - CPF Irlandes

Quando chegar na Irlanda uma das primeiras coisas a se fazer é tirar o seu PPS (Personal Public Service) que é CPF Irlandês que todos devem tirar. Sem ele não é possível trabalhar registrado na terra celta.
Para tirar o PPS é muito fácil e rápido (demora só pra você receber o número, cerca de 10 dias).

Passo 1
Primeiro vocês precisa solicitar na sua escola a PPS Letter, sem ela você você não consegue tirar o PPS. Faça isso logo no primeiro dia de aula.

Passo 2
Encontre um amigo que já esteja acomodado em uma região central ou próxima a onde você irá morar. Será enviada uma carta com o número do PPS para a sua casa. Evite colocar o endereço do homestay, senão você terá que ir buscar e se chegar uma carta com algum problema você não saberá.

Passo 3
Descubra em qual escritório do PPS você deve ir. Esta parte é a mais importante pois o escritório atende por região, e portanto o endereço que você for se cadastrar tem que pertencer a região. Para achar a região acesse http://findaddress.citizensinformation.ie/service_finder/ e procure por Social Welfare Local Offices e a sua região como abaixo:

Site Citizen Information 
Site Citizen Information

Site Citizen Information
Site Citizen Information

Passo 4
Pegue seu passaporte, sua PPS Letter da escola e o endereço e vá até um dos escritórios. Chegando lá você pegará uma senha e preencherá um formulário. Muitos dizem que é bom chegar cedo para pegar fila, mas quando fomos foi bem tranquilo e conheço gente que foi a tarde e não teve problemas
O atendente vai fazer algumas perguntas básicas, mas nada inquisitivo. Ao final ele te dará um protocolo e o prazo para que o PPS chegue na sua casa. São normalmente 10 dias. Caso você arranje um emprego antes do PPS chegar, você pode ir até o escritório para perguntar o número após 4 ou 5 dias depois da solicitação.

Fonte: http://www.e-dublin.com.br/

Tips for job in Dublin - Dicas de emprego em Dublin

                                                 
Irish sites para voce procurar seu JOB
FAS
http://www.fas.ie/

O Fas é uma organização muito parecida com o nosso SINE no Brasil, só que muito mais informatizado, existe unidades do Fas espalhadas por toda Irlanda, no Fas você encontra computadores com banco de dados de todas as empresas que no momento tem alguma vaga, lá você pode tirar ate 10 copias do seu CV por dia, e pedir orientação ao funcionários.
JOB.IE
www.job.ie

No Job.ie você pode mandar cvs pela internet sem sair a caminhar pela cidade, mas nunca esqueça que dependendo do seu nível de inglês e do tipo que trabalho que você procura, você deve analizar bem, pois nada como chegar até o empregador e entregar o curriculo para ele mesmo.
www.employireland.com
www.irishjobs.ie/viewAgencies.asp
www.nicemove.ie
www.monster.ie
www.irishjobs.ie
www.loadzajobs.ie www.1-800people.com
www.ablerecruit.com
www.accreate.com
www.adecco.ie
www.aob.ie
www.attributerecruit.com
www.bdorecruitment.com
www.benasso.com
www.berkley.ie
www.bond-personnel.com
www.buzz.ie
www.brightwater.ie
www.brunel.ie
www.careermoves-irland.de
www.careerwise.ie
www.cmcareers.com
www.cmcn.ie
www.cmi-recruitment.ie
www.commerce.ie
www.contax.ie
www.cpl.ie
www.dbrecruitment.ie
www.elanit.com
www.eolas.ie
www.efinancialcareers.com www.fastnetrecruitment.com
www.foodjobs.ie
www.grafton-group.com
www.hayspersonnel.ie
www.headhunt.ie
www.helmglobal.com
www.hennessyrecruitment.com
www.hka.ie
www.hwapeople.com
www.icds.ie
www.irelandjobs.de www.i-to-i.com
www.lacreme.ie
www.manpower.ie
www.mayojobs.com
www.moviepets.ie
www.myjob.ie
www.network-personnel.ie
www.newmanchase.com
www.noelrecruit.ie
www.ofarrellonline.de
www.omalley-intersearch.com
www.osborne.ie
www.peoplegroup.ie
www.planet-recruitment.com
www.ppg.ie
www.premier.ie
www.qualityrecruitment.ie
www.recruitmentplus.ie
www.reed.ie
www.rftgroup.ie
www.richmond.ie
www.rigneydolphin.ie
www.runwayrecruitment.com
www.sciencerecruitme