domingo, 2 de janeiro de 2011

Investindo no conhecimento (Custos e Despesas)

Bom, indo direto ao ponto.

Recebi alguns pedidos de postagens sobre meus custos com a viagem a Dublin, irei colocar valores aproximados e em diversas moedas já que estes custos apesar de sairem da sua mão através de um delicioso montante em real, as conversões serão em dólar e euro.

Você vai ficar craque nestas conversões, irá ficar um pouco ... chata (o), pois de certa forma uma viagem ao exterior deixa as pessoas matematicamente psicopatas por câmbio, as conversões vão surgindo automaticamente a cada compra, isso para pessoas obviamente sensatas que sabem o valor de cada real, dólar ou euro.

Chega de enrolação, vamos lá!!!

Primeiramente para pessoas que não se sentem seguras o ideal é a busca de uma agência de intercâmbio, pois existem diversos pontos importantes além do dinheiro a pagar-se como a questão do tipo de certificado e garantia da escola. Escolhi a CONCEPT por milhares de recomendações de amigos, outro fator importante, a agência necessita ser confiante, pois vocês manterão um relacionamento e é dela que virá seu suporte e elo com o Brasil ( elo para assuntos pertinentes como mudança de passagens, acomodação e outras necessidades que venham a surgir).



                                                   
Vamos falar do $$$$ (risos) - Valores aproximados e referente a novembro de 2010.

Passaporte - R$ 115,00 , ouvi dizer que iria aumentar em dezembro, mais não sei se procede a informação, você pode olhar no site da policia federal e verificar.

Travel Card - O VTM é Free, você apenas ( o apenas é ironico) pagará R$ 2,50 por cada deposito ou saque. Tem um post anterior sobre VTM da uma olhadinha aqui.

26 semana de curso com carga horária de 15 horas semanal (SEDA) - € 1.400,00

Acomodação ( quarto duplo por 2 semanas) - € 200,00

Translado - € 35,00
   Optei pelo translado pois não falo absolutamente nada de inglês, ou seja, seria um oceano entre o aeroporto e minha residência, mas se você não é como eu e possui senso de direção, seu GPS é seu melhor amigo e você é expert em mapas ou fala o idioma local, não precisa de translado, sou menina amarela por isso optei por ele.

Seguro Viagem Particular 6 meses- U$ 500,00 
  
   Optei pelo seguro particular por 6 meses, o público custa € 100,00 ; o seguro é obrigatório , ou seja, o tempo que permanecer na Europa como estudante deverá ter o custo de seguro saúde. O particular tem cobertura por toda a Europa além do suporte ser maior, por toda uma pesquisa que fiz antes de decidir, observei que as pessoas se enganam com o mito da saúde pública fora do Brasil, li diversos apertos referente a isso e sinceramente eu acho que existem pontos mais superfulos que podem ser economizados, sem saúde não tem porque viagem, então se eu vivo no Brasil com assistência médica, não irei ficar distante da minha família, indo aprender um idioma que desconheço e ainda sem seguro saúde de qualidade; esta é minha visão, minhas condições e minha dica.
   O seguro pode ser dividido em 4 vezes sem juros.

Passagens aéreas - U$ 1.500,00 + R$ 150,00 ( taxas de embarques) - Ida + Volta

   Devido a minha viagem ser no período de alta estação que é de dezembro a meados de março é que se deu este valor, pelo que observei, o período de baixa estação possui preço maiss atrativos de U$ 800,00 ; a taxa de embarque se deu pela rota de 3 aeroportos na ida e 3 na volta.
   Viajarei pela TAP até Lisboa e depois para Londres e Dublin (também de TAP), igualmente o retorno. A passagem por ser de estudante, tenho prazo de até 1 ano para fazer alterações de datas.
   Passagens podem ser pagas no cartão em até 5 vezes sem juros, se for diretamente com a empresa aérea acredito que se consiga dividir em 10 vezes, a questão de ser direto com a companhia aerea é referente a precisar mudar a data; existem detalhes para passagens de turismo ( validade de 3 meses para mudança de data de retorno) e estudante (válidade de 1 ano para mudança de data de retorno) .

Lembrando do Visto que custa € 150,00 ( pagos em Dublin)

Abertura de conta necessita de € 1.000,00 (obrigatório)

Somente passagens e o seguro saúde podem ser parcelados, demais valores são a vista.

Custo Total -  R$ 10.250,00 - aproximadamente, então calcula-se uma margem de 10% de erro para mais ou para menos ( afinal se nem a boca de urna consegue dar valores precisos, imagine eu rsrsrs, não resisti ao comentário maldoso)
Estimativa de despesas em Dublin

Aluguel - € 230,00
Alimentação - €  100,00
Internet - €  20,00
Energia ( a cada 2 meses) - € 30,00
Transporte - € 75,00

Previsão de despesas mensais - €  440,00/mês


Espero ter sido bem objetiva coloquei valores aproximados e espero ter sido útil para os que me pediram este post.

Faltam 24 dias para minha tão sonhada e desejada viagem, começarei a me despedir do caranguejo e do acarajé, pois tirando meu filho estes dois com certeza deixaram saudade só que ao meu estômago.


"Se um homem esvazia sua carteira dentro de sua cabeça, ninguém poderá lhe tirar, pois um investimento em conhecimento paga o melhor juros."
Joseph E. O'Donnell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro ler opiniões do que escrevo e tenha certeza que este seu registro é de grande valia para mim. Obrigada.