terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

" ... As coisas vão, as coisas ficam e não mudam de lugar..."

O título do meu post é em homenagem ao meu ídolo Tomate (escutem a música  aqui e o vídeo fui eu que fiz rs), mas os relatos que se seguem é sobre esta minha aventura ou melhor esta minha experiência.

Antes de vir pra Dublin tinha curiosidades e que se faziam minhas, nunca perguntei em blogs e não sentia espaço para fazer as pessoas que estavam aqui... Hoje pensei, falarei sobre o que sempre me encheu de curiosidade...

Adivinha? Salários e empregos rsrsrsrs

Bom, como todo mundo sabe trabalhar em outro país é fazer exatamente o que você nunca faria no seu...

Desde que cheguei não achei dificil a procura por trabalho, mas eu dei muita sorte, acabei me relacionando com brasileiros que estão aqui a mais de 2 anos e que já 'sofreram' o impacto do inicio em Dublin que te direi, NÃO É FÁCIL, suas pesquisas e leituras não são nada perto da sua prática, então: PREPARE-SE.

A média de valores pagos é de 7,65 euros a hora, conheci pessoas que chegam a tirar de 400 a 2 mil euros mês, mas, suando literalmente a camisa. Com a mudança da lei de imigração para estudantes os cursos a noite estão extinguindo-se e isso dificulta o trabalho nos turnos matutino e vespertino.

A noite você pode trabalhar em pub´s, pelo que observo não existem muitas vagas e o trabalho eu acho mais pesado que os demais, pois, pub é igual a pessoas bebendo e sabemos que pessoas bebendo são meio chatas né? Lidar com bebado não é dos melhores trabalhos, mas a quem goste e quem a necessidade tb peça.

Trabalhar de au pair pelo interior da Irlanda ao meu ver é a melhor opção para mulheres, a media é 120 euros por semana, mas você tem casa e comida, ou seja, você vai juntar dinheiro por um periodo e trabalhar que nem égua porque na maioria das vezes terá que tomar connta de mais de 2 criancinhas ( pestinhas).

Cleaner ou o popular faxineira pode receber por hora ou por faxina, a hora é a partir de 7,65 , sendo q cada faxina leva-se em média 2 a 3 horas e por faxina sai em média 40 a 50 euros, o que vai diferenciar é se você é prestador de serviço ou trabalha diretamente na empresa. Faxina aqui é diferente do Brasil até porque 'rodo' e 'pano de chão' são coisas que nem existem aqui e existe produto de limpeza pra tudo.
  
Se você tiver um pouco mais de inglês pode-se aventurar em restaurantes, lavanderias como atendentes ou caixas e os salários podem chegar até 420 euros por semana e você trabalha em média de 4 a 6 horas.

Os valores que coloco aqui são baseados em algumas pessoas que conversei.

Aqui tem que ter força de vontade mesmo, abrir mão dos mimos, pois até quem acha que não tem mimo ... TEM SIM, eu achava que não era mimada ( sim eu achava rsrs)!

É uma vida cansativa e o clima não ajuda, hoje levantei as 7 horas e pareciam 2 da manhã, sai embaixo de chuva e vento forte, espirrando e batendo queixo, mas se você não colocar metas será mais dificil enfrentar tanto óbstaculo.

Eu acho dificil viver em Dublin pelas condições climaticas... Sair pra por curriculo não é apenas sair, é tomar chuva, é molhar-se, é sentir frio, é andar MUITO.

Uma dica e essa li em vários blogs e aqui percebo que é a realidade é sobre onde por curriculo, pois todo mundo coloca o foco no centro da cidade, mas a cidade é mais que o centro; existe comércio por toda a Irlanda, então pegue ônibus, ande ou escolha o transporte, mas não faça do centro da cidade o seu universo, Dublin é maior que isso.

Outra dica é a rede de contatos, como disse, eu dei sorte, mas é fazendo amizade que você terá pessoas que lembrem de você caso surja alguma vaga.

Percebi com tudo isso que sou uma pessoa boa e que tem gente a beça rezando por mim, pois tudo vem dando certo e tirando minha ansiedade de virginiana que quer tudo rotulado e encaixado, está tudo no tempo normal de acontecer.

Origada a todos que passam por aqui, que elogiam, que criticam e que sempre acrescentam. Quero que sintam-se livre a perguntar, pois farei o possivel para esclarecer e tentar ajudar.

Dicas:

Coca-cola de 0,50 cents - Loja de 2 Euros da placa verde na rua da feirinha que fica próxima ao Tesco no centro;

A Dunnes do Shopping Crumillin em D12 após a Seda, passou a ponte já é D12, possui maior diversidade de casacos com preços baratinhos ( 13 euros);

O arroz daqui é diferente, não pode mexer, recheou, pôs água, tampa e espera, se mexer vira papa;

Na loja de 2 euros vc encontra produto de higiene pessoal (shampoo, sabonete, condixionador...) por 2 euros e as vezes tem promoções de leve 2 e pague 3 euros;

Edredons na Pennys custam 20 euros e são super meiguinhos;

Frutas são baratas, em sua maioria você leva de 10 a 8 por 1,50 euros ou 2 euros a depender do horario que for na feirinha;

Perfume são baratos demais *_*  tem de 12 euros em diante;

Acho que só... Há, correio achei caro, paguei 40 euros em 2 Kg ( os presentes de Ícaro).

Comprei um livro de gramática muito bom por 28 euros que chama-se Essential Grammar in Use, o meu é o basico da capa vermelha, mas tem todos os níveis. A livraria que encontrei fica próxima a Spire ( uma agulha gigante que fica no centro de Dublin).

Beijos Gelados!


"A minha fé, nas densas trevas, resplandece mais viva."
Mahatma Gandhi

Um comentário:

  1. Aline, gostaria de saber se pães, queijos, ou seja, produtos de um café da manhã além das frutas, são caros por aí?!?! Ah também queria te perguntar se vc tá gostando da SEDA.

    Gostou do comentário na comunidade Dublin pra brasileiros?!?!?

    Abração

    ResponderExcluir

Adoro ler opiniões do que escrevo e tenha certeza que este seu registro é de grande valia para mim. Obrigada.