sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

1 semana em terras celtas

Estava meio sem animo de escrever, mas resolvi contar a minha impressão desta semana em Dublin.

Pesquisei muito antes de vir, mas confesso que vivenciar é diferente... Por mais embasamento teórico que tenha-se é a prática que te fará ter o conhecimento, no caso do intercâmbio é a prática que te fará sentir na pele o real sentido das suas escolhas.

Percebi que muitos brasileiros vem com o sonho não somente do aprendizado do idioma, mas da necessidade do trabalho para manter-se pelo tempo do curso. Sou virginiana e não arriscaria tanto e nem aconselharia a ser desta maneira.

O gasto acredito ser maior do que eu imaginava e as dificuldades também são bem maiores. Obviamente as pessoas são diferentes e pensam diferente, então, este é o meu ponto de vista, mas conheço hitórias diferentes e linhas de raciocínios diferentes.

Os primeiros dias são desorganizados por natureza, você não conhece o lugar, anda bastante  e aquele lance de alimentar-se em casa por ser mais barato não acontece, pois é mais comodo fazer um lanche pelo centro, afinal você não vai ficar andando 40 minutos pra ir almoçar e retornar ao que estava fazendo. Você faz isso no seu país? Você vai ao banco pagar contas ou ao shopping e na hora de almoçar vai em casa para depois retornar? Pois é, então sem ilusões e prepare-se para lanches de 5 a 10 euros no inicio, ou fique com fome, ou tenha uma fruta na mochila.

Eu sinceramente fujo deste padrão estudantil, vim para estudar e sinceramente não pretendo viver de macarrão com atum como muitos por aqui... O pior são os que comem mal mas pagam 8 euros em uma carteira de cigarro, ou seja, o que é essencial pra você?

Outra questão que achei 'interessante' é a busca por uma vaga... Você vai andar MUITO e vai ter opções que merecem ser analisadas em todos os pontos. Os alugueis vão de 150 a 300  euros, quartos duplos, triplos, com contas, sem contas, perto, longe...uma infinidade de pontos que devem ser avaliados, mas lembre-se quanto tempo você tem de acomodação.

Vim com 2 semanas de acomodação que considero necessários, acho que em uma semana você faz tudo correndo, inclusive escolher onde vai morar. Eu encontrei um lugar na primeira semana e negociei a outra que já estava paga na residência. Optei por quarto single ( algo que as pessoas aqui não fazem por ser mais caro), minha experiência na republica me fez ver o quanto sou chata e não tenho tolerância com pessoas...

Dividir apartamento tudo bem, mas quarto é complicado... Chega um tempo que até a luz encomoda, você quer dormir e a pessoa do lado ta no telefone, comem sua comida e por aí vai... então melhor ficar sozinha e encomodar menos e ser menos encomodada.

O meu quarto saiu por 250 euros mais16 rolos de papel higiênico ( tive que contar isso porque não entendi pra que tanto papel higiênico) e moro a 15 minutos da escola. As pessoas na sua maioria preferem alugar apartamentos perto do centro, mas eu vim estudar e não passear, não entendo o raciocínio de quem faz isso.

Acordar no frio pra assistir aula é tenso imagina morando longe... Mas cada um tem seus pensamentos né?

Acredito que o inglês é necessário nos dias de hoje e a experiência em outro país agrega mais valores a um currículo, mas, não me vejo em 'sub trabalhos'... Peço desculpa aos que pesam assim, mas dediquei anos a minha graduação e aos meus valores para trabalhar somente pra viver fora do meu país, trabalhar para treinar o idioma eu acredito que seja excelente, mas para pagar contas, eu prefiro voltar pra casa.

O trabalho aqui é duro, muito puxado... As histórias que já ouvi são de por a mão na consciência e refletir... Talvez se eu não tivesse filho no Brasil até arriscasse, mas não é está a história que planejo pra mim, não é mesmo.

Meu sonho? Trabalhar em uma multi nacional no setor financeiro e é por isto que vim, alias, só por isto que vim, porque bons salários eu poderia ter fazendo concurso, mas esta vida comoda não preenche meus anseios, quero o mundo de opções.

Eu sou assim e as vezes meus pensamentos divergem do contexto moral, mas não ligo, o universo é livre e os meus pensamentos são meus não é mesmo.

Obrigada a todos pelas mensagens, amanhã farei um passeio com o Emerson e o Rodolfo e depois conto para vocês, em breve espero voar de asa delta ou fotografar os meninos rsrsrs ( mais provável fotografar he he he).

"O sonho representa a realização de um desejo."
Sigmund Freud

"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso."
Fernando Pessoa

5 comentários:

  1. Aline, fico impressionado quando leio vc. Nos parecemos MUITO... é engraçado!!! Você diz "só por isto que vim, porque bons salários eu poderia ter fazendo concurso, mas esta vida comoda não preenche meus anseios, quero o mundo de opções." Meu DEUS como digo isso a meus pais... Tô super ancioso pra março chegar... O medo é o trampolim da minha vida. Também sou graduado e esta estabilidade que a vida pode ter, às vezes em nada me parece interessante. Realmente me sinto bem quando vejo seus posts!

    ResponderExcluir
  2. Amiga cada vez que leio seu blog fico mais impressionada de como vc fala bem, como vc expressa o seu pensamento em tão puras e simples palavras, amei cada palavrinha e pode ter certeza que fico muito pensativa em cada coisa que vc escreve, na verdade é uma terapia para mim hahahaha, tenha certeza de que muitas serão as cobranças e julgamentos, mas o mais importante é vc estar sentrada na sua moral e naquilo que vc acredita ser a sua verdade. Precisamos deixar de ser um pouco atores de nossas vidas e se possível sermos a transparencia de nós mesmos não é verdade? muitos sabem o que é melhor pra gente, mas só nós mesmo sabemos realmente o que é melhor.
    Continue escrevendo suas impressões, afinal de contas são suas né? e isso amiga ninguém pode te tirar, é o que vc acha e não o que é certo ou errado!!! e cá pra nós quem nunca viveu de achismo que atire a primeira pedra hahahaha!!!
    Bote pra lá amiga, a cada dia fico ansiosa pra ler o seu novo post!!!
    beijãooooo e muito boaaaaaaaaaaaaaaaa sorte!!! conte comigo aqui no Brasil para o que precisar, estou pertinho do seu filho é só dizer!! beijooo
    Tuco

    ResponderExcluir
  3. Oiii!!! Tô adorando seu blog, lendo tudo, gosto muito de ver as fotos, vi o video também, fico imaginando como se fosse eu que estivesse ai,. Bjo!!!

    ResponderExcluir

Adoro ler opiniões do que escrevo e tenha certeza que este seu registro é de grande valia para mim. Obrigada.