Este post que é para tentar ajudar a todos os brasileiros que venham a sofrer com a perda, extravio ou furto de documentos ou dinheiro no exterior.
Passaporte Perdido
Se você teve seu passaporte roubado ou perdeu o documento durante sua viagem ao exterior, veja abaixo o que fazer:
Delegacia
Ir a delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência deve ser a 1ª atitude a ser tomada. Esse B.O. será a prova que você realmente perdeu o documento e somente após possuir esse registro na polícia que será possível obter um novo passaporte.
Consulado ou Embaixada
Tendo o B.O. em mãos e mais algum documento de identificação, o próximo passo é se dirigir ao Consulado ou Embaixada mais próximo. Para encontrar o Consulado mais próximo de onde você se encontra, acesse o site do Ministério de Relações Exteriores que possui uma listagem de todos os serviços consulares brasileiros espalhados pelo mundo.
Para a emissão do novo passaporte, também será necessário o pagamento de uma taxa que custará o dobro do valor normal devido a não apresentação do passaporte anterior.
Dependendo da emergência da situação, poderá ser emitido o passaporte emergencial ou o comum. Caso seja o emergencial, poderá ficar pronto no mesmo dia da solicitação ou demorar alguns dias dependendo do Consulado e da época na qual o pedido foi realizado.
Cartão de Crédito Roubado
No entanto, se você teve seu cartão de crédito furtado ou simplesmente não consegue encontrá-lo mais durante sua viagem, veja abaixo como proceder:
Bloqueio do Cartão
Primeira medida a ser tomada, o bloqueio do cartão deve ser solicitado a operadora do cartão de crédito para evitar o uso indevido do cartão por terceiros.
Clientes da bandeira Visa devem comunicar a perda do cartão ao Visa Global Customer Assistance Services (GCAS). A ligação poderá ser feita a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo de forma gratuita. Os telefones se encontram no site da Visa.
Já clientes da bandeira MasterCard devem entrar em contato com a MasterCard Global ServiceTM. Assim como na Visa, o serviço é prestado 24h/dia durante 365 dias por ano. Os telefones para contato se encontram no site da MasterCard.
Delegacia
Assim como na perda de um passaporte, é importante possuir um registro na polícia que ateste que ocorreu a perda do cartão de crédito, mesmo que ele não tenha sido furtado.
Cartão Emergencial
Caso você esteja sem cartão e dinheiro para prosseguir a sua viagem após a perda/furto do cartão, o melhor a ser feito é pedir junto a sua operadora um cartão emergencial.
Esse cartão pode ser solicitado durante a mesma ligação telefônica de pedido de bloqueio do cartão para a operadora do cartão de crédito.
Após a aprovação do seu banco, o cartão será enviado para o lugar onde você estiver hospedado em pouco tempo (pode levar alguns dias ou com sorte chegar no mesmo dia da solicitação do cartão emergencial).
Fonte: Blog Viver a Viagem